
Aloisio Celso de Araujo - Light: Aposentado/2008 – Gerência de Meio Ambiente;CREA-RJ: Diretor/2008-07, Cons. Titular pelo Clube de Engenharia/2008-06; Clube de Engenharia: DSG -Chefe/2009-07, DEI - Chefe/2007-05 e Secretário/2005-03; SENGE: Repres. Sindical/Light – 2008-07 e 2003-01; SOBES-RIO: Conselheiro;Associação dos Técnicos do Estado de Janeiro - ATEL: Diretor; OITEC: Diretor/2003-00 e CONTAE: Diretor/2003-00.
Antonio Eulálio Pedrosa de Araujo – engenheiro civil/Pontes e Grandes Estruturas (ENE/1968). Participou na equipe de projetos de grande porte, entre eles os projetos estruturais da Ponte Rio-Niterói (RJ) e do Estádio do Mangueirão – (PA) e do projeto da Transposição do Rio São Francisco. Participou da equipe de implantação do Projeto SIVAM. É Diretor e Consultor de Projetos da Eulalio Engenharia e Consultoria desde 1998. Ex-Conselheiro do Clube de Engenharia; cinco vezes Conselheiro do CREA-RJ e atual Conselheiro do CREA-RJ pela ABPE.
Ayrton Alvarenga Xerez - engenheiro civil, implantou a fiscalização de obras do BNH. Foi Diretor da EMOP, membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Foi Superitendente Regional da Caixa Econômica Federal ; Secretário de Estado de Habitação; Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro; Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Deputado Federal, por três mandatos, pelo Estado do Rio de Janeiro.
Camilo Augusto Sequeira – graduação e mestrado em Engenharia Eletrônica (PUC-Rio), MBA na Salford University, Inglaterra e MBA em Finanças pelo IBMEC-SP. Trabalhou como gerente e/ou diretor nas empresas Cobra Computadores, Brasif Electronics, Compaq e HP do Brasil. Atualmente é consultor da AS&Graf Services nas áreas de planejamento estratégico, gestão de portfólio de projetos e de ativos intangíveis. Também é coordenador de pesquisas do Instituto de Energia da PUC-Rio.
Clóvis Augusto Nery - graduado em ciências navais (Escola Naval/1962) e engenheiro civil (Nuno Lisboa/1976). Trabalhou em navios e estabelecimentos militares da Marinha e na engenharia em canteiros de obras e escritórios. Atualmente é diretor do Clube Positivista. Foi secretário das DTE - CEC e DFM.
Edson Monteiro – Eng. Mec. ENE/1965. Mestre pela COPPE/1977. Consultor em Engenharia de Materiais e Processos Industriais. Foi Diretor do Instituto Tecnológico da PUC-RJ, Conselheiro, Diretor e Superintendente do Crea-RJ. Prof. de Engenharia por 35 anos (UFRJ, UFF, PUC, G. Filho, S. Marques e Escola Naval). Escritor de livros sobre ética e nativismo e Presidente da Academia Pan-Americana de Letras. Atua em DTEs. Membro da Abenge e foi seu representante na Febrae. Foi engenheiro da FNM e da SESA-ITT e Assessor Parlamentar na CMRJ, assistindo ao Ver. Ricardo Maranhão.
Eduardo Henrique Dantas – engenheiro civil (UERJ/81), pós-graduado em Engenharia Econômica, Finanças, Tecnologia da Informação, e mestrado em Transportes. Ferroviário, ENGEFER (desde 1981), sucedida pela CBTU. Cedido, em 2006, à Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, onde é assessor da presidência. Fundador da Associação de Engenheiros da CBTU e da AENFER, onde foi Conselheiro e Diretor Administrativo, e Conselheiro do CREA. Militante da valorização profissional (demitido em 1986, após greve), defende o Salário Mínimo Profissional
Fátima Sobral Fernandes - tem participado, desde 1979, de várias DTE’s e do Conselho Diretor do CE. Profa. Dra. da UFRJ. Graduou-se em enga. civil/UFRJ, mestrado/IME e doutorado/PET/COPPE/UFRJ. Especializou-se em enga. ferroviária na Engefer/UFRJ, enga. ferroviária urbana na CBTU/UFRJ, MBA - Adm./COPPEAD, em Marketing na ECO/UFRJ - ESPM e em Gestão Pública na FGV/ESG. Possui formação psicanalítica lacaniana/ICP/EBP. Atuou como membro voluntário do corpo permanente da ESG.
Guilherme Isidoro Martins Pereira - engenheiro civil, formado pela ENE/UFRJ-1978, com especialização em Mecânica dos Solos. Ingressou em janeiro de 1979 na Geomecânica S.A., atuando ao longo desses anos na área de projeto e execução de obras civis. Atualmente, é Vice-Presidente de Estudos e Projetos. Foi chefe da Divisão Técnica de Geotecnia (2004/2007) e membro do Conselho Diretor I2005/2007) do Clube de Engenharia e vice-presidente da ABMS (2007-2008), onde da elaboração da Norma de Estabilização de Taludes.
Jorge Luiz Paes Rios - engenheiro civil, hidráulico e sanitarista EEUFRJ/1970. Especialista do LNEC/ Portugal. Mestrado em Recursos Hídricos no INPG - Grenoble - França . Atualmente é perito concursado do Min. Público da União. Prof. de diversas Universidades no Brasil e no Exterior. Diretor da ABES-RIO e da ABPEF. Cons. do Clube e Chefe da DTE de Hidráulica e Saneamento. Foi Cons. do CREA-RJ e da ABES. Foi Chefe das DTE's de Meio Ambiente, de Recursos Naturais e de Formação e Exercício Profissional.
José Eduardo Ramalho Ortigão - atua em consultoria em saneamento básico e ambiental. Graduado na Escola de Engenharia de UFRJ em 1976 em recursos hídricos/ hidráulica e em 1983 pela ENSP –FIOCRUZ em saneamento ambiental e saúde publica. Sócio do Clube desde 1975 e da ABCE. Foi conselheiro do CREA entre 1978 a 1981, sendo representante do CREA no COMPUR – Conselho Municipal de Política Urbana; Presidente da ABES Rio entre 1991 e 1993 e conselheiro da ABCE entre 1999 e 2001.
José Luiz Salgueiro - engº Civil ENE/1969 e Segurança do Trabalho Instituto de Engª Nuclear UFRJ 1973 , MBA Executivo COPPEAD – UFRJ (1991) - dedicou-se à área de gerenciamento de projetos e meio ambiente. Foi gerente de engenharia e planejamento industrial no Cortume Carioca e gerente de engenharia na expansão de Sendas. Atuou na fiscalização e gerenciamento de projetos e obras no Citibank (1974/77) Atualmente, atua na área de gerenciamento e na consultoria técnica de projetos e obras. É perito judicial e membro da SOBES.
Luiz Oswaldo Norris Aranha - engenheiro eletricista e economista. É Assessor da Diretoria da ANP. Na Eletrobrás montou e coordenou o planejamento econômico-financeiro do Setor Elétrico Brasileiro. Foi Presidente da Light e Secretário Nacional de Energia. Presidiu a ABEE. Foi da Diretoria e do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Realizou a avaliação econômico-financeira para a implantação de uma refinaria de petróleo de Pernambuco e trabalhos para o BNDES, governos da Bahia e de Goiás, a Eletrobrás e Eletronuclear.
Mário Augusto Pitangueira Borges - engenheiro civil, formado pela UFF, durante a graduação foi monitor do Departamento de Arquitetura e apresentou trabalhos sobre Engenharia Pública. Trabalhou na Cocibra Engenharia de 1995 até 2004, e desde 2005 está no Banco do Brasil, atuando na Diretoria de Mercado de Capitais e Investimentos. Sócio do Clube de Engenharia há 10 anos, é membro das DTE de Recursos Hídricos e Saneamento e de Engenharia Econômica.
Paulo José Poggi da Silva Pereira - eng. civil UFRJ/1955. É Secretário do Conselho da A3P e Conselheiro do Clube de Engenharia. Atualmente trabalha no setor de hidráulica do INEA. Foi Engenheiro e Diretor de Estudos e Projetos do DNOS, sendo responsável por projetos de barragens, diques, canais e outras obras para controle de inundações, irrigação e suprimento de água. Presidiu a Associação dos Ex-Servidores do DNOS. Foi Diretor de Patrimônio e de Atividades Técnicas e Secretário do Conselho Diretor do Clube.
Ricardo Moura de Albuquerque Maranhão - engenheiro mecânico, ENE/UB 1967. Engenheiro concursado e aposentado da Petrobras, Vice-Presidente e Conselheiro do Clube de Engenharia, Conselheiro da Febrae e Conselheiro eleito da Petros. Deputado Federal, Vereador e líder do PSB na Câmara do Rio. Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Medalhada Inconfidência do Governo de Minas Gerais, escritor e membro de diversas Academias de Letras. Cidadão Honorário do estado do Rio de Janeiro e do município do Rio e de mais dez municípios fluminenses.
Rivamar da Costa Muniz - engenheiro civil e pós-graduado em gestão de construção civil pela Coppe/UFRJ-2002. Foi Secretário de Obras de São Gonçalo. Engenheiro da Carioca Engenharia, desde 1992, trabalha na área Comercial do Rio e atuou também em Brasília, gerenciou diversas obras de pavimentação, urbanização, edificação e portuária.
Vagner da Silva Oliveira – é Geógrafo, Professor na UFF, do projeto "Milton Santos" e tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ). É funcionário do Crea/RJ, há mais de 10 anos. Foi conselheiro de ensino e pesquisa na UERJ. Militante ativo do movimento ambientalista desde 1985. Fundador da Apedema/RJ. Foi representante da sociedade civil durante 5 anos no Fecam. Membro da DEA/DRNR e Conselheiro de Meio Ambiente de Niterói. Apresentou várias propostas na IIIª Conferência Nacional de Meio Ambiente- 2008, em Brasília.
Wilson Frota e Silva - Técnico Industrial em Eletrônica e Engenheiro Eletricista pleno, formado em l985 na Associação Universitária Veiga de Almeida. Trinta anos seguidos em atividades de técnico e engenheiro de Laboratórios de Contrôle de Qualidade, em indústrias de grande porte – Hittachi Line; Standard Elétrica; Eletromar- e últimos l8 anos no Laboratório de Ensaios Elétricos e Eletroacústicos da concessionária TELERJ . Conselheiro da ABEE; do CREA pelo Clube na Câmara Elétrica e chefe da Comissão de Relacionamento Institucional. Secretário e sub-chefe da DEN. Atual Secretário da DEA-Divisão de Meio Ambiente , no Clube. Atual membro do Conselho de Energia da ACRJ, conseguiu a presença de 6 associados do Clube de Engenharia na Visita Técnica à INB-Indústrias Nucleares Brasileiras em l6/6/09. Vários treinamentos em indústrias (TWI); Auditoria de Sistemas da Qualidade, Telefonia Pentaconta, Aterramento Elétrico, EIA-RIMA. SEBRAE: Desenvolvimento de Equipes.
Suplentes
Alcebiades Fonseca - engenheiro eletricista, industrial elétrico e de operação elétricas pela Celso Suckow, 1977. Engenheiro da Rio Trilhos, Conselheiro e Diretor do Crea-RJ (2009). Foi Diretor de Operações do Metrô. Conselheiro Fiscal da SEAERJ, ex-presidente da Cooperativa de Crédito do Metrô.
Antonio Bitencourt Alberto Argolo – engenheiro civil, pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho – USU/ Fundacentro e Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias (credenciado pela CEF-Caixa Econômica Federal); Engenharia de Riscos e Engenharia Ambiental. É responsável técnico por empresas de Consultoria e Construtoras. Trabalhou 14 anos no IRB. Perito em Varas Cíveis do TJRJ. Responsável pela empresa ARG Eng. e Cons. com diversos trabalhos de EIA-RIMA,Gerenciamento Ambiental e Implantação de Gestão Ambiental.
Benedicto Humberto Rodrigues Francisco – geólogo (UFRJ-1964), licenciatura em Português e Literatura (Celso Lisboa-1983), mestrado e doutorado em Geociências (UFRJ-1976 e 1999). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo RJ/ES. Participa da Diretoria Técnica de Recursos Minerais do Clube de Engenharia. Foi professor da UFRRJ, UFRJ e da UERJ, além da Gama Filho, Estácio de Sá e Unisuam.. Atualmente é consultor em geologia ambiental e recursos minerais e diretor do Centro Brasileiro de Arqueologia.
Ibá dos Santos Silva - engenheiro agrônomo (UFRRJ- 67). Trabalhou para o governo peruano durante sete anos em comunidades indígenas no Peru. Foi Diretor Geral do Dpto.de Recursos Naturais Renováveis da Secretaria de Agricultura.Membro do GT que criou o Instituto Estadual de Florestas.Varias vezes chefe da DTE de Recursos Naturais Renováveis do CE.Administrou os Parques da Chacrinha,Grajaú e Ilha Grande.Trabalha no INEA.
Manuel de Almeida Martins - engenheiro civil (EE-UFRJ-1971), especialização em Mecânica dos Solos e Fundações. Foi engenheiro de projetos e chefe do Departamento de Geotecnia na ETEP, Engevix e IESA. É sócio-gerente da Almacon Engenharia: projetos civis e consultoria em engenharia geotécnica, estudos e projetos de barragens, infra-estrutura e portuários. Foi membro do Conselho Curador da GeoRio, presidente no Núcleo Rio da ABMS e chefe da Divisão Técnica de Geotecnia do Clube. É membro do Conselho Diretor da ABMS e Diretor Regional do CBDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário