quarta-feira, 29 de julho de 2009

Curriculum Vitae dos Candidatos ao Conselho Diretor

Alexandre Henrique Leal Filho - PUC MEC-1962 Mestre em Ciências Engª Industrial Stanford University USA ; Bacharel em História UFRJ IFICS. Engenheiro aposentado do BNDES. Vice Presidente da FINEP. Diretor de Promoção Industrial da NUCLEN. Gerente do Depto. de Energia do BNDES. Diretor Financeiro da CSN. Subsecretário Adjunto de Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RJ. Consultor e Superintendente Administrativo e Financeiro da FUNENSEG. Diretor de Atividades Técnicas (1979/1982) e Conselheiro (1983/1987) do Clube de Engenharia.
Aloisio Celso de Araujo - Light: Aposentado/2008 – Gerência de Meio Ambiente;CREA-RJ: Diretor/2008-07, Cons. Titular pelo Clube de Engenharia/2008-06; Clube de Engenharia: DSG -Chefe/2009-07, DEI - Chefe/2007-05 e Secretário/2005-03; SENGE: Repres. Sindical/Light – 2008-07 e 2003-01; SOBES-RIO: Conselheiro;Associação dos Técnicos do Estado de Janeiro - ATEL: Diretor; OITEC: Diretor/2003-00 e CONTAE: Diretor/2003-00.

Antonio Eulálio Pedrosa de Araujo – engenheiro civil/Pontes e Grandes Estruturas (ENE/1968). Participou na equipe de projetos de grande porte, entre eles os projetos estruturais da Ponte Rio-Niterói (RJ) e do Estádio do Mangueirão – (PA) e do projeto da Transposição do Rio São Francisco. Participou da equipe de implantação do Projeto SIVAM. É Diretor e Consultor de Projetos da Eulalio Engenharia e Consultoria desde 1998. Ex-Conselheiro do Clube de Engenharia; cinco vezes Conselheiro do CREA-RJ e atual Conselheiro do CREA-RJ pela ABPE.

Ayrton Alvarenga Xerez - engenheiro civil, implantou a fiscalização de obras do BNH. Foi Diretor da EMOP, membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Foi Superitendente Regional da Caixa Econômica Federal ; Secretário de Estado de Habitação; Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro; Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Deputado Federal, por três mandatos, pelo Estado do Rio de Janeiro.

Camilo Augusto Sequeira – graduação e mestrado em Engenharia Eletrônica (PUC-Rio), MBA na Salford University, Inglaterra e MBA em Finanças pelo IBMEC-SP. Trabalhou como gerente e/ou diretor nas empresas Cobra Computadores, Brasif Electronics, Compaq e HP do Brasil. Atualmente é consultor da AS&Graf Services nas áreas de planejamento estratégico, gestão de portfólio de projetos e de ativos intangíveis. Também é coordenador de pesquisas do Instituto de Energia da PUC-Rio.

Clóvis
Augusto Nery - graduado em ciências navais (Escola Naval/1962) e engenheiro civil (Nuno Lisboa/1976). Trabalhou em navios e estabelecimentos militares da Marinha e na engenharia em canteiros de obras e escritórios. Atualmente é diretor do Clube Positivista. Foi secretário das DTE - CEC e DFM.

Edson Monteiro – Eng. Mec. ENE/1965. Mestre pela COPPE/1977. Consultor em Engenharia de Materiais e Processos Industriais. Foi Diretor do Instituto Tecnológico da PUC-RJ, Conselheiro, Diretor e Superintendente do Crea-RJ. Prof. de Engenharia por 35 anos (UFRJ, UFF, PUC, G. Filho, S. Marques e Escola Naval). Escritor de livros sobre ética e nativismo e Presidente da Academia Pan-Americana de Letras. Atua em DTEs. Membro da Abenge e foi seu representante na Febrae. Foi engenheiro da FNM e da SESA-ITT e Assessor Parlamentar na CMRJ, assistindo ao Ver. Ricardo Maranhão.

Eduardo Henrique Dantas – engenheiro civil (UERJ/81), pós-graduado em Engenharia Econômica, Finanças, Tecnologia da Informação, e mestrado em Transportes. Ferroviário, ENGEFER (desde 1981), sucedida pela CBTU. Cedido, em 2006, à Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, onde é assessor da presidência. Fundador da Associação de Engenheiros da CBTU e da AENFER, onde foi Conselheiro e Diretor Administrativo, e Conselheiro do CREA. Militante da valorização profissional (demitido em 1986, após greve), defende o Salário Mínimo Profissional

Fátima Sobral Fernandes - tem participado, desde 1979, de várias DTE’s e do Conselho Diretor do CE. Profa. Dra. da UFRJ. Graduou-se em enga. civil/UFRJ, mestrado/IME e doutorado/PET/COPPE/UFRJ. Especializou-se em enga. ferroviária na Engefer/UFRJ, enga. ferroviária urbana na CBTU/UFRJ, MBA - Adm./COPPEAD, em Marketing na ECO/UFRJ - ESPM e em Gestão Pública na FGV/ESG. Possui formação psicanalítica lacaniana/ICP/EBP. Atuou como membro voluntário do corpo permanente da ESG.

Guilherme Isidoro Martins Pereira - engenheiro civil, formado pela ENE/UFRJ-1978, com especialização em Mecânica dos Solos. Ingressou em janeiro de 1979 na Geomecânica S.A., atuando ao longo desses anos na área de projeto e execução de obras civis. Atualmente, é Vice-Presidente de Estudos e Projetos. Foi chefe da Divisão Técnica de Geotecnia (2004/2007) e membro do Conselho Diretor I2005/2007) do Clube de Engenharia e vice-presidente da ABMS (2007-2008), onde da elaboração da Norma de Estabilização de Taludes.

Jorge Luiz Paes Rios - engenheiro civil, hidráulico e sanitarista EEUFRJ/1970. Especialista do LNEC/ Portugal. Mestrado em Recursos Hídricos no INPG - Grenoble - França . Atualmente é perito concursado do Min. Público da União. Prof. de diversas Universidades no Brasil e no Exterior. Diretor da ABES-RIO e da ABPEF. Cons. do Clube e Chefe da DTE de Hidráulica e Saneamento. Foi Cons. do CREA-RJ e da ABES. Foi Chefe das DTE's de Meio Ambiente, de Recursos Naturais e de Formação e Exercício Profissional.

José Eduardo Ramalho Ortigão - atua em consultoria em saneamento básico e ambiental. Graduado na Escola de Engenharia de UFRJ em 1976 em recursos hídricos/ hidráulica e em 1983 pela ENSP –FIOCRUZ em saneamento ambiental e saúde publica. Sócio do Clube desde 1975 e da ABCE. Foi conselheiro do CREA entre 1978 a 1981, sendo representante do CREA no COMPUR – Conselho Municipal de Política Urbana; Presidente da ABES Rio entre 1991 e 1993 e conselheiro da ABCE entre 1999 e 2001.

José Luiz Salgueiro - engº Civil ENE/1969 e Segurança do Trabalho Instituto de Engª Nuclear UFRJ 1973 , MBA Executivo COPPEAD – UFRJ (1991) - dedicou-se à área de gerenciamento de projetos e meio ambiente. Foi gerente de engenharia e planejamento industrial no Cortume Carioca e gerente de engenharia na expansão de Sendas. Atuou na fiscalização e gerenciamento de projetos e obras no Citibank (1974/77) Atualmente, atua na área de gerenciamento e na consultoria técnica de projetos e obras. É perito judicial e membro da SOBES.

Luiz Oswaldo Norris Aranha - engenheiro eletricista e economista. É Assessor da Diretoria da ANP. Na Eletrobrás montou e coordenou o planejamento econômico-financeiro do Setor Elétrico Brasileiro. Foi Presidente da Light e Secretário Nacional de Energia. Presidiu a ABEE. Foi da Diretoria e do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Realizou a avaliação econômico-financeira para a implantação de uma refinaria de petróleo de Pernambuco e trabalhos para o BNDES, governos da Bahia e de Goiás, a Eletrobrás e Eletronuclear.

Mário Augusto Pitangueira Borges - engenheiro civil, formado pela UFF, durante a graduação foi monitor do Departamento de Arquitetura e apresentou trabalhos sobre Engenharia Pública. Trabalhou na Cocibra Engenharia de 1995 até 2004, e desde 2005 está no Banco do Brasil, atuando na Diretoria de Mercado de Capitais e Investimentos. Sócio do Clube de Engenharia há 10 anos, é membro das DTE de Recursos Hídricos e Saneamento e de Engenharia Econômica.

Paulo José Poggi da Silva Pereira - eng. civil UFRJ/1955. É Secretário do Conselho da A3P e Conselheiro do Clube de Engenharia. Atualmente trabalha no setor de hidráulica do INEA. Foi Engenheiro e Diretor de Estudos e Projetos do DNOS, sendo responsável por projetos de barragens, diques, canais e outras obras para controle de inundações, irrigação e suprimento de água. Presidiu a Associação dos Ex-Servidores do DNOS. Foi Diretor de Patrimônio e de Atividades Técnicas e Secretário do Conselho Diretor do Clube.

Ricardo Moura de Albuquerque Maranhão - engenheiro mecânico, ENE/UB 1967. Engenheiro concursado e aposentado da Petrobras, Vice-Presidente e Conselheiro do Clube de Engenharia, Conselheiro da Febrae e Conselheiro eleito da Petros. Deputado Federal, Vereador e líder do PSB na Câmara do Rio. Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Medalhada Inconfidência do Governo de Minas Gerais, escritor e membro de diversas Academias de Letras. Cidadão Honorário do estado do Rio de Janeiro e do município do Rio e de mais dez municípios fluminenses.

Rivamar da Costa Muniz - engenheiro civil e pós-graduado em gestão de construção civil pela Coppe/UFRJ-2002. Foi Secretário de Obras de São Gonçalo. Engenheiro da Carioca Engenharia, desde 1992, trabalha na área Comercial do Rio e atuou também em Brasília, gerenciou diversas obras de pavimentação, urbanização, edificação e portuária.

Vagner da Silva
Oliveira – é Geógrafo, Professor na UFF, do projeto "Milton Santos" e tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ). É funcionário do Crea/RJ, há mais de 10 anos. Foi conselheiro de ensino e pesquisa na UERJ. Militante ativo do movimento ambientalista desde 1985. Fundador da Apedema/RJ. Foi representante da sociedade civil durante 5 anos no Fecam. Membro da DEA/DRNR e Conselheiro de Meio Ambiente de Niterói. Apresentou várias propostas na IIIª Conferência Nacional de Meio Ambiente- 2008, em Brasília.

Wilson Frota e Silva - Técnico Industrial em Eletrônica e Engenheiro Eletricista pleno, formado em l985 na Associação Universitária Veiga de Almeida. Trinta anos seguidos em atividades de técnico e engenheiro de Laboratórios de Contrôle de Qualidade, em indústrias de grande porte – Hittachi Line; Standard Elétrica; Eletromar- e últimos l8 anos no Laboratório de Ensaios Elétricos e Eletroacústicos da concessionária TELERJ . Conselheiro da ABEE; do CREA pelo Clube na Câmara Elétrica e chefe da Comissão de Relacionamento Institucional. Secretário e sub-chefe da DEN. Atual Secretário da DEA-Divisão de Meio Ambiente , no Clube. Atual membro do Conselho de Energia da ACRJ, conseguiu a presença de 6 associados do Clube de Engenharia na Visita Técnica à INB-Indústrias Nucleares Brasileiras em l6/6/09. Vários treinamentos em indústrias (TWI); Auditoria de Sistemas da Qualidade, Telefonia Pentaconta, Aterramento Elétrico, EIA-RIMA. SEBRAE: Desenvolvimento de Equipes.

Suplentes
Alcebiades Fonseca - engenheiro eletricista, industrial elétrico e de operação elétricas pela Celso Suckow, 1977. Engenheiro da Rio Trilhos, Conselheiro e Diretor do Crea-RJ (2009). Foi Diretor de Operações do Metrô. Conselheiro Fiscal da SEAERJ, ex-presidente da Cooperativa de Crédito do Metrô.

Antonio Bitencourt Alberto Argolo – engenheiro civil, pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho – USU/ Fundacentro e Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias (credenciado pela CEF-Caixa Econômica Federal); Engenharia de Riscos e Engenharia Ambiental. É responsável técnico por empresas de Consultoria e Construtoras. Trabalhou 14 anos no IRB. Perito em Varas Cíveis do TJRJ. Responsável pela empresa ARG Eng. e Cons. com diversos trabalhos de EIA-RIMA,Gerenciamento Ambiental e Implantação de Gestão Ambiental.

Benedicto Humberto Rodrigues Francisco – geólogo (UFRJ-1964), licenciatura em Português e Literatura (Celso Lisboa-1983), mestrado e doutorado em Geociências (UFRJ-1976 e 1999). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo RJ/ES. Participa da Diretoria Técnica de Recursos Minerais do Clube de Engenharia. Foi professor da UFRRJ, UFRJ e da UERJ, além da Gama Filho, Estácio de Sá e Unisuam.. Atualmente é consultor em geologia ambiental e recursos minerais e diretor do Centro Brasileiro de Arqueologia.

Ibá dos Santos Silva - engenheiro agrônomo (UFRRJ- 67). Trabalhou para o governo peruano durante sete anos em comunidades indígenas no Peru. Foi Diretor Geral do Dpto.de Recursos Naturais Renováveis da Secretaria de Agricultura.Membro do GT que criou o Instituto Estadual de Florestas.Varias vezes chefe da DTE de Recursos Naturais Renováveis do CE.Administrou os Parques da Chacrinha,Grajaú e Ilha Grande.Trabalha no INEA.

Manuel de Almeida Martins - engenheiro civil (EE-UFRJ-1971), especialização em Mecânica dos Solos e Fundações. Foi engenheiro de projetos e chefe do Departamento de Geotecnia na ETEP, Engevix e IESA. É sócio-gerente da Almacon Engenharia: projetos civis e consultoria em engenharia geotécnica, estudos e projetos de barragens, infra-estrutura e portuários. Foi membro do Conselho Curador da GeoRio, presidente no Núcleo Rio da ABMS e chefe da Divisão Técnica de Geotecnia do Clube. É membro do Conselho Diretor da ABMS e Diretor Regional do CBDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário