sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Francis tem melhor desempenho no debate do Clube de Engenharia

Francis Bogossian demonstrou mais uma vez que será um presidente democrático e transparente e que tem a elegância e humildade de pedira cooperação de todos em sua gestão.

Cooperação: Com esta palavra,sinônimo de ajuda, Bogossian encerrou sua participação no debate entre candidatos a presidente, realizado no dia 20, no auditório do Clube. Francis espera contar com o apoio não só do conselho diretor, mas de todos os sócios, funcionários e ex-presidentes da entidade. Ele quer estar mais perto em reuniões, eventos, cafés, almoços semanais; quer arregaçar a manga e trabalhar em conjunto e não de forma individual, ou seja, Francis será sem dúvida, um divisor de águas no Clube, e mais ; novas águas...

Sua postura moderada, consciente, com respostas coerentes e sinceras foi o ponto alto do debate. Sua atitude íntegra e respeitosa, inclusive batendo palmas ao concordar com algumas falas do seu adversário, foram louváveis, o mesmo não ocorrendo na postura do candidato da situação, cujo nervosismo era visível a todos, inclusive relendo as perguntas várias vezes com semblante confuso e demorando a responder.





Ficou nítida esta expressão quando falou sobre neoliberalismo e também ao se perder em seus papéis ao final do debate. Em momento algum o candidato Francis falou de forma singular, exaltando a si próprio, mas toda a tônica de seu discurso foi de união, diálogo, liberdade de expressão e de imprensa revelando que para ser um bom presidente de uma entidade tradicional e ímpar como o Clube de Engenharia, é preciso preservar a tradição do Clube sim, mastambém estar com os olhos voltados para o futuro, inserindo o Clube de volta às grandes discussões e debates nacionais, resgatando o poder de atuação do Clube, obscurecido há alguns anos.


É preciso que o Clube não continue fechado em sim mesmo, mas que se volte para a sociedade, influenciando-a com ações que elevem a sua importância.


As pessoas presente ao debate estão certas de que somente Francis Bogossian terá esta coragem, liberdade e dinamismo para fazer com que isso aconteça.


Francis não precisou ficar folheando papéis prontos e mal decorados para direcionar perguntas prontas e respostas às perguntas mal estruturadas.



Francis não precisa ser monitorado, amparado, orientado, pois ele tem a experiência e conhecimento o bastante para saber o que diz e para cumprir o que promete, delegar funções e responsabilidades onde todos participam efetivamente e não, uma parte de um todo como acontece.


Em vez de criar obstáculos intransponíveis tornando bem distante o sonho da Escola Nacional de Engenharia e do Museu de Engenharia como fez o candidato da situação,Francis traz consigo em sua trajetória profissional e acadêmica acapacidade e poder de empreendedor que faz do sonho à realidade, porexperiência própria.


Francis será um presidente aberto às outras entidades e seus órgãos de divulgação, pois sabe que além de valorizar os profissionaisde comunicação do Clube, é preciso respeitar e ser parceiro de outras entidades, principalmente do CREA RJ, que é o Conselho de todos os profissionais do Sistema, dentro e fora do Clube de Engenharia etambém porque como disse em sua resposta sobre a censura à WEB TV do CREA RJ no debate,“ a presença das equipes de comunicação, seja do Crea ou de outras entidades divulgando o debate, é um forma de informar osprofissionais e também de enaltecer o Clube de Engenharia. Eu não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário é muito bom para o Clube , por isso não concordo com a proibição”Ao contrário do candidato da situação, que numa atitude autoritária e arrogante, desprestigiou a Web TV Crea, esquecendo-se de que o Crea éo seu Conselho Profissional.“Eu nem tenho o que pensar, como presidente do Clube de Engenhariatenho que defender a WEB TV do Clube”.Com esta declaração infeliz o candidato da situação confundiu defesa com disputa.


A questão não é defesa, as entidades precisam estar unidas para levar conhecimento e informação aos profissionais e isso é um processo democrático, cada um exibindo em sua rede, sem inúteis disputas de quem faz melhor ou não. Em resumo, o candidato que tenta a reeleição deu uma demonstração explícita de que diálogo, parceria e democracia não fazem parte da sua prática e de seu discurso no debate e fora dele.


Sócios, analisem e vejam que o Clube de Engenharia vive um momento de decisão. Cabe a você avaliar e decidir que rumos o Clube tomará em 2010, o da liberdade, democracia, diálogo, abertura e crescimento ou você estásatisfeito com a situação do Clube?


Nos dias 26, 27 e 28 de agosto você terá a oportunidade de mudar ou manter o quadro da estagnação há anos espalhado pelos andares do Clube de Engenharia e Sede Campestre.



Participe! Vote!
TÚLIO - BITTAR E AGOSTINHO > FRANCIS

Conheça as propostas de Francis Bogossian


através do blog do CEU







Envie e-mail para Francis:


Nenhum comentário:

Postar um comentário