sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O presente pleito eleitoral é um exemplo daquilo que foi a luta de Frontin.

A seis dias do acontecimento..... os mais antigos — apaixonados da história da nobre profissão que é a engenharia — conhecem um episódio que honra a memória do seu inesquecível patrono, Eng. Paulo de Frontin.

O Rio estava em plena seca, o povo não mais suportava aquele drama da falta d’água.

Frontin, corajoso e capaz, compromete-se em fazer chegar a água à cidade em apenas 6 dias.... ;-)

O Secretário da Viação e Obras Públicas desmoraliza aquela pretensão do grande engenheiro, cuja única defesa coube a Rui Barbosa, nas páginas do então Diário de Notícias.

O descrédito à pretensão de Frontin é crescente e agravado por chuvas torrenciais que inviabilizam qualquer obra realizada ao tempo.

Mas Frontin não se intimida e no sexto dia do compromisso público, faz jorrar água no Pedregulho e a cidade passa a conhecer o milagre da “água de seis dias” que Rui consagrou em suas letras de muita confiança no talento e na capacidade do grande engenheiro.

Hoje estamos, precisamente, a seis dias do início da eleição de Francis Bogossian para a presidência do Clube de Engenharia. A situação diz que somente um milagre poderia fazê-lo vitorioso. Age como agiram os incrédulos da época de Frontin e, embora não haja um Rui Barbosa para dizer da confiança na vitória de Francis, muitos colegas estão solidários a ele e dispostos a trazer para esta cidade, através das ações do Clube de Engenharia, a alegria das novas águas.

As águas que, além da união que pretendem consolidar no Clube — desmanchando os nichos de poder cristalizado — vão varrer os obstáculos à discussão democrática verdadeira e re-inserir o Clube na sociedade.

O presente pleito eleitoral é um exemplo daquilo que foi a luta de Frontin.

A vitória de Francis será como uma moderna “água de seis dias”, honrada, comprometida, competente e renovadora.

À Vitória!!!


(colaboração do companheiro Edson Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário