terça-feira, 1 de setembro de 2009

VEJA , LEIA ; QUEM É FRANCIS PRESIDENTE CLUBE ENGENHARIA BRASIL

FRANCIS BOGOSSIAN
é engenheiro civil, graduado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, com especialização, na França e em Portugal, em Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Barragens. Atua na Engenharia há mais de 40 anos como engenheiro civil, professor, empresário e líder de classe.



Atividades Empresariais:

Em 1972 fundou a Geomecânica S.A., hoje multidisciplinar, atuando em consultoria técnica, estudos e projetos, obras civis, serviços especiais de engenharia e tecnologia. A Geomecânica, além de ter sido pioneira em investigações geotécnicas offshore a partir de sinos sondagem, plataformas e em águas profundas, em navios de exploração, conta também com um laboratório especializado em geotecnia.
A Geomecânica é certificada pela ISO 9001-2000 e tem como política de recursos humanos a participação nos lucros. A empresa tem também um Instituto de Responsabilidade Social, o IJAB, ao qual destina percentual de seu lucro para atender aos empregados menos favorecidos. Em dezembro de 2007, conduziu o processo de sucessão na Geomecânica, transferindo-se para a presidência do Conselho de Administração.


Atividades Acadêmicas: Professor regente da EE-UFRJ, por cerca de 15 anos, professor titular de Mecânica dos Solos, Fundações e Obras de Terra pelo Conselho de Educação, foi Diretor da Escola de Engenharia, Decano do Centro de Tecnologia e Pró-Reitor de

Desenvolvimento da Universidade Veiga de Almeida. É presidente do Instituto Brasileiro de Certificação Profissional – IBCP, da Fundação CESGRANRIO.

Lideranças Associativas: Eleito em 1996 para presidente
da AEERJ- Associação de Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro, vem sendo reeleito nos triênios sucessivos, com mandato até 2011. Coordena a Frente Pró-Rio, que reúne mais de 30 entidades, na luta para garantir recursos federais para o Rio de Janeiro. Integra o Fórum de Desenvolvimento do Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a Cúpula Empresarial do Fórum Nacional, presidido pelo ministro João Paulo dos Reis Velloso. É também diretor do Instituto Zuzu Angel - I.Z.A; membro das Sociedades Internacionais de Mecânica dos Solos, de Mecânica das Rochas e de Geologia de Engenharia; da Associação Latino-Americana de Dragagem e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia; conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ, no Conselho de Meio Ambiente e da FIRJAN/CIRJ, na diretoria e no Conselho Empresarial de Tecnologia. Compõe ainda o Quadro de Árbitros do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, desde 2002.


Foi também presidente, por dois mandatos, da ABMS - Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica onde é hoje Conselheiro Vitalício. Foi também 1º vice-presidente do Clube de Engenharia, vice-presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do SECONCI/RIO- Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro; vice-presidente, para a América do Sul, da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering; membro do Conselho Diretor da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica - A3P e do Conselho Superior da ABENC/RJ - Associação Brasileira de Engenheiros Civis; Conselheiro do CREA/RJ e ainda membro do "International Committee - TC 31 Education in Geotechnical Engineering".


Títulos: Em 2009, recebeu a Medalha da Inconfidência do Governo do Estado de Minas e o título de Grande Benemérito do Fórum Nacional por sua participação no "Plano de Ação Contra a Crise" do Instituto Nacional de Altos Estudos. É também Engenheiro Eminente da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica - A3P; Conselheiro Emérito vitalício do Conselho dos Antigos Alunos e Diplomados da UFRJ - Conselho de Minerva; membro titular vitalício da Academia Nacional de Engenharia - ANE, da Academia Brasileira de Educação - ABE e da Academia Pan Americana de Engenharia; sócio emérito da ABMS - Associação Brasileira de Engenharia Geotécnica. Foi o "Engenheiro do Ano-1998" pelo Clube de Engenharia; "Fellow" Gold Member da American Society of Civil Engineers - ASCE. Recebeu a homenagem do Clube de Engenharia por sua participação na construção da Ponte Rio-Niterói e moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, como Presidente da AEERJ, em reconhecimento por seu trabalho em prol da engenharia e da população da Cidade do Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio Manoel Rocha, da ABMS.

Artigos e Publicações: No campo das publicações técnico-científicas, além de dezenas de trabalhos, relatos e artigos apresentados em revistas e eventos técnicos nacionais e internacionais, é autor de publicações dedicadas ao ensino em diversos cursos de especialização na área de geotecnia e em programas de educação continuada da Petrobras, Carioca Engenharia, Rio Urbe, Geo Rio, etc... É co-autor do capítulo XI do Livro - Fundações: Teoria e Prática no Brasil (Pini/ABMS/ABEF - novembro 1996) e participou da elaboração do capítulo sobre Problemas de Mecânica dos Solos e Projetos de Fundações Profundas, do livro Novo Curso Prático de Concreto Armado - Volume IV, do Professor Aderson Moreira da Rocha - 1974. ““É autor convidado do volume nº 100 da Revista Portuguesa “Solos e Rochas”, com o artigo” O estado da arte em investigações geotécnicas em mar aberto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário